O ímpio com a boca destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento. Provérbios 11:9








Data Publicação: 13/07/2018 20:59:07
Profeta Judeu Sofonias: Juízo sobre as nações

O capítulo 2 inicia falando sobre o reajuntamento dos judeus a Israel e o Dia do Senhor, o qual será um processo que exterminará os ímpios da terra, assim como a natureza corrompida pelo pecado.

Este dia, será um dia de furor do Eterno contra os ímpios judeus e gentios, abrangerá Judá, Jerusalém e todas as nações da terra.

Agora, D'us detalha o juízo sobre as nações gentílicas:

 

De Gaza:

D'us julga Gaza e a condena por causa da idolatria e prática de crime de guerra, a cidade ficará assolada e não haverá um único morador na cidade.

Adonai também diz que a região de Ascalom será um lugar para refugiar os judeus cativos da babilônia - O cumprimento ocorreu em 538 A.C., no futuro será reintegrada a Israel e aos judeus messiânicos.

Partes dos cumprimentos proféticos ocorreram em 743 A.C com a invasão Assíria, depois em 609 A.C por Neco e com a invasão Babilônica em 605 A.C.

Os Filisteus foram destruídos em sua totalidade no período de Macabeus.

 

De Moabe e Amom:

Ambas as cidades irmãs estavam orgulhosas por suas forças militares e difamavam contra os Judeus e Israel, elas eram também conhecidas por causa do sistema idólatra e crimes de guerra.

Agora Yahweh Sabaoth irá levantar suas hostes celestiais e eventos da natureza, porque eles escarneceram contra seu povo.

Moabe e Amom seriam assoladas como Sodoma e Gomorra, seriam saqueadas e os remanescentes judeus vindo da Babilônia possuiriam essas cidades, o qual ocorreu em 538 A.C.

Dentre os povos de Moabe e Amom haverá um remanescente durante o Dia do Senhor que entrará no reino Milenar.

Partes das profecias foram cumpridas em 582 A.C e 581 A.C com a invasão dos Babilônicos.

 

Da Etiópia:

Os habitantes da cidade serão mortos através da espada.

 

Da Assíria:

D'us estende sua mão contra a Assíria por causa da idolatria, crimes de guerra e o orgulho; ela se achava a nação mais poderosa do mundo.

A Assíria será destruída de tal forma que a nação será um local para pousada de animais e aves, a cidade se transformará em um deserto e as nações baterão palmas e assobiarão de alegria por sua queda!

Cumprimentos das profecias ocorreram em 612 A.C

 

 

Silas Anastácio
Evangelista e Expositor Bíblico
JERUSALÉM ETERNA