Amós, o Eterno de Israel faz 
O ímpio com a boca destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento. Provérbios 11:9








Data Publicação: 21/07/2018 22:49:01
Profeta Judeu Amós: Israel resiste a mensagem do profeta

No capítulo 7 de Amós, o Eterno de Israel faz Amós ter três visões proféticas: Gafanhotos, fogo e prumo; as três visões apresentam julgamento sobre a Israel.

 

Visão dos gafanhotos:

D'us diz que fará com que a colheita de trigo seja devastada por gafanhotos, trazendo grande escassez de fome e morte por falta de comida.

A fome seria tão devastadora que Israel sucumbiria e milhares de Israelitas morreriam, incluindo crianças, idosos e os animais.

Diante desta visão tão catastrófica, Amós intercede pela nação e o Senhor se compadece recuando com o castigo.

 

Visão do fogo:

A segunda visão: Do fogo - D'us diz que fará secar as fontes de água, no qual haveria milhares de mortes por causa da seca e a falta de comida.

Amós ficou espantando com a visão, sabia que Israel não resistiria a uma seca tão devastadora como essa. As pessoas ficariam desesperadas por falta de água, trazendo um cenário apocalíptico sobre a nação.

Para estas duas visões proféticas, Amós intercede pelo povo e implora a Adonai sua misericórdia. Então Adonai muda de opinião por causa de sua compaixão, misericórdia e graça; recuando com o castigo.

 

Visão do prumo:

Na terceira visão: Do prumo - D'us avalia a vida espiritual de Israel e se entristece, porém desta vez ele aplica a justiça e não deixa Amós mais interceder pelo povo.

Adonai se levantará vorazmente contra a idolatria de Israel, os santuários e o sistema pagão.

Diante disto, Amós enfrenta resistência por parte dos ricos, líderes e políticos; sendo chamado de falso profeta, estrangeiro e mercenário.

Mas com humildade ele fala sobre se chamado e sua missão!

 

Silas Anastácio
Evangelista e Expositor Bíblico
JERUSALÉM ETERNA