O ímpio com a boca destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento. Provérbios 11:9








Data Publicação: 22/08/2018 21:57:03
Profeta Judeu Ageu: Chamada ao arrependimento

No ano de 520 A.C, segundo ano do rei Dario I (Histaspes), o D'us de Israel levanta o profeta Ageu para profetizar sobre a província de Judá.

D'us aproveita o Rosh Kadesh, um dia festivo, onde todo o povo está reunido em uma celebração judaica para chamar os líderes e o povo ao arrependimento, chamando a nação para uma verdadeira adoração.

A chamada ao arrependimento começa primeiro com os líderes e depois com o povo.

Judá que agora era uma nação predominantemente de crentes (pós-cativeiro babilônico) estava procrastinando a construção do segundo Templo, dizendo que não tinha chegado o tempo para construir, no entanto, o decreto do rei Medo Persa Ciro tinha sido emitido em 538 A.C com uma ordem para a construção e este decreto era irrevogável.

O profeta Ageu detalha o porquê o povo estava colhendo pouco, pois havia seca na cidade, não havia vinho e comida o suficiente para toda a nação; as roupas eram velhas e não protegiam o povo do frio.

A razão do que estava acontecendo com Judá era Adoração! Adoração!

As pessoas tornaram-se materialistas e egocêntricas - Preocupavam-se apenas com suas casas, trabalho e dinheiro; negligenciando assim a construção do segundo templo em Jerusalém.

O templo em Jerusalém era o centro da adoração judaica e o centro missionário para toda a terra! Um lugar onde também os gentios poderiam orar e clamar ao D'us de Israel!

A Aliança do Templo, a Aliança da Palestina e a Aliança Mosaica estavam em funcionamento para disciplinar o povo crente, os remanescentes!

 

Assim diz o Eterno de Israel:

"... Reavaliem seus caminhos!...". 

 

Simplesmente surpreendentemente!

 

O povo se arrependeu após 23 dias da primeira mensagem do profeta Ageu, que ocorreu no 1º dia do mês de Elul do ano 520 A.C.

Então o D'us de compromisso, Elohim, perdoa o seu povo e reafirma seu compromisso com ele!

  

Silas Anastácio
Evangelista e Expositor Bíblico
JERUSALÉM ETERNA